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  Usando automação de marketing para alavancar o marketing de relacionamento
Por: Max Ribeiro e Marcio Fuzzato , sócios da 2GetMarketing2Go, empresa especializada em Automação de Marketing e Gerenciamento de Leads
 



Ferramentas de automação de marketing são projetadas para construir relações mais íntimas com prospects por meio de um ou mais canais digitais - em todo o ciclo de vida, do lead ao cliente.

Essas relações constituem a base para uma previsão das receitas mais confiáveis, e visibilidade de como verba de marketing se traduz em resultados de vendas.

A Automação de Marketing facilita a comunicação multicanal digital (principalmente via e-mail, landing pages, análise de sites e mídias sociais), com o público alvo para coletar e agregar dados individuais de clientes, através de diferentes canais de engajamento. O que realmente faz a automação de marketing uma ferramentas convincente (e onde a "automação" realmente entra em jogo) é a capacidade de configurar regras de negócio que podem desencadear e iniciar a comunicação com clientes potenciais no momento certo, através do canal mais adequado, com a mensagem certa, sem intervenção manual do marketing.

Em essência, ferramentas de automação de marketing ajuda o Marketing a automatizar relacionamentos mais íntimos para identificar novas oportunidades de receita, o ganho de visibilidade sobre a eficácia dos investimentos de marketing, e alinhar Marketing e Vendas no objetivo comum de maximização do lucro para a organização.

Os relacionamentos com clientes são necessários e importantes para todas as marcas. A maioria das marcas querem se sentir que possuem um relacionamento real com seus clientes e que elas têm um lugar significativo na vida de seus clientes. Em algumas categorias de produtos, isso é mais verdadeiro e, especialmente, nos itens em que os preço são consideradas de moderado a altos por uma quantidade significativa de consumidores. Quando alguém interage com uma marca no dia-a-dia, a maneira que eles se sentem sobre essa marca e como eles percebem está se tornando mais relevante.

Muitas vezes a palavra automação possui uma má reputação por estar associada a substituição de um toque humano na interação comprador/vendedor. Eu acho que isso é causada principalmente por interações com os clientes via sistemas automatizados de atendimento ao cliente por telefone quando há uma necessidade de interação com um serviço de atendimento ao cliente. No entanto, a frase "automação de marketing" não deve ser de todo associado com um sistema automatizado de atendimento ao cliente. A automação de marketing é feita para melhorar a experiência global da marca. Ela é essencialmente uma ferramenta voltado para a criação de construção de relacionamento um a um em um nível massivo.

A Automação de Marketing, quando aplicado em um ambiente multicanal, permite a criação de campanhas dinâmicas e personalizadas. Exemplificando: o destinatário recebe um e-mail personalizado, microsites, white paper, vídeo, apresentação, e muito mais. Campanha personalizadas com conteúdo dinâmico melhoram drasticamente as vendas e a eficiências do marketing, bem como ajuda a fornecer melhores taxas de resposta por meio de experiências de marketing altamente personalizadas. A personalização de campanhas dinâmicas é uma parte fundamental da solução de automação de marketing.


Aqui estão quatro maneiras que a Automação de Marketing pode ajudar a sua empresa:

1. Automação de marketing facilita a sua vida

Automação de marketing ajuda o marketing a adotar processos em torno de:

• Cross-e up-selling;
• Marketing de relacionamento;
• Retenção;
• Medição de ROI;


2. Automação de marketing ajuda a manter relacionamentos com clientes

Uma vez que você tem um cliente, faz sentido mantê-los. Quanto mais você pode fazer para manter e aprofundar o relacionamento, melhor - e é aí que up-selling, cross-selling, fidelização de clientes fazem a diferença.

Uma newsletter pode certamente ajudar a manter o relacionamento com os clientes, mas a automação de marketing leva um passo adiante, ajudando a controlar o comportamento do cliente para que você possa alcançá-los quando eles estiverem prontos e dispostos a comprar.
3. Automação de marketing permite que você monitore os resultados.

Todas as atividades de marketing que você iniciar através de um software de automação de marketing são rastreáveis, permitindo que você facilmente ver o que funciona e o que não funciona - e quanta receita você está gerando em cada uma de suas atividades.

4. Automação de marketing reduz custos

Você pode automatizar tarefas, como envio de e-mails, e acaba gastando menos tempo em marketing - o que poupa dinheiro. Você também pode controlar o desempenho das campanhas, de links patrocinados no Google, e quais conteúdos (gráficos, vídeos e conteúdo) estão sendo consumidos. Assim poderá investir somente no que traz resultados.

Automação de marketing é projetada para centralizar e alinhar diferentes tecnologias que suportam e-mail marketing, web analytics, landing pages de hospedagem e mídias sociais de engajamento, de modo que o Marketing possa ter uma visão mais abrangente do público-alvo e clientes.

Ferramentas de automação de marketing não só permitem que as organizações utilizem de forma centralizada tecnologias de marketing diferentes, elas ajudam a agregar dados de clientes para que estejam disponíveis para uso conforme regras de negócio que podem automatizar comunicações individualizadas com prospects e clientes com base em sua propensão para comprar. É impossível efetuar esta atividade manualmente disponibilizando comunicações relevantes através de múltiplos canais.
   
 


Max Ribeiro
Max Ribeiro e Marcio Fuzzato , sócios da 2GetMarketing2Go, empresa especializada em Automação de Marketing e Gerenciamento de Leads

 
 
 
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